Vamos sair vitoriosos deste embate, afirma Ságuas sobre 2º turno formado por Bolsonaro e Haddad

O deputado federal Ságuas Moraes afirma que o PT recebe com “alegria e naturalidade” o crescimento do candidato a presidente da República Fernando Haddad (PT) nas intenções de voto e já vislumbra a possibilidade real de vitórias em segundo turno. Isso porque  levantamento do Ibope mostra que o petista cresceu 11 pontos percentuais em oito dias e se consolida como segundo colocado atrás do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

Além disso, Ságuas aposta que Bolsonaro vai desidratar na região Centro-Oeste onde apresenta índices de intenção de voto superiores ao nacional. Segundo ele, a população rejeitará as propostas que considera como extremistas.

“A população sabe que o presidente Lula está preso injustamente e reconhece seu legado. Sempre acreditei na transferência de votos que está se confirmando. Haddad está crescendo mais de 1% e estará no segundo turno em condições de vencer as eleições. Com Lula venceríamos no primeiro turno, mas vamos sair vitoriosos deste embate”, declarou Ságuas.

Haddad e a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila, candidata a vice na chapa O Povo Feliz De Novo, substituem o ex-presidente Lula, preso em Curitiba, desde o último dia 11. O petista teve o registro indeferido por meio de uma medida de exceção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em relação a Bolsonaro, Ságuas avalia que o presidenciável perde força porque a população começa avaliar as propostas com mais atenção. Acredita que a maioria dos brasileiros rejeitará o candidato que defende o armamentismo como solução para os problemas do país e não propõe soluções para as demandas que realmente afetam o povo.

“Na medida em que população analisa suas propostas, ele perde votos. No segundo turno será derrotado pelas besteiras que fala. Os brasileiros   não compactuam com machismo, misoginia e preconceito contra negros e índios. Por isso, o candidato da intolerância será derrotado”, concluiu.

Pesquisa

O Ibope divulgou nessa terça (18) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. No primeiro turno, os três em melhor posição são   Bolsonaro que tem 28%, Haddad   19% e Ciro Gomes (PDT) 11%.

Em relação ao levantamento anterior do instituto, divulgado na terça (11), há uma semana, Jair Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos, indo de 26% para 28%; Haddad cresceu 11 pontos percentuais, passando de 8% para 19%; Ciro manteve os mesmos 11%;

A simulação de segundo turno com Haddad e Bolsonaro, empate numérico aponta os dois candidatos com 40% da preferência do eleitor, enquanto branco/nulo dá 15% e não sabe, 5%. A pesquisa está registrada no TSE com o número   BR-09678/2018.

O Datafolha, em pesquisa divulgada ontem (19), também mostra a consolidação de Haddad em segundo. Bolsonaro tem 28%, Haddad 16% e Ciro 13%. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo. Foram ouvidos 8.596 eleitores em 323 municípios de todo o País entre 18 e 19 de setembro. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o código BR-06919/2018. (Com RDnews)

Assessoria de Imprensa

Deputado Federal Ságuas Moraes (PT-MT)