Mandato do deputado Ságuas participa da mobilização contra privatização do Novo Pronto Socorro de Cuiabá

Foto: Internet

O Fórum Permanente de Saúde está mobilizado contra a privatização do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). O mandato do deputado federal Ságuas Moraes (PT) tem acompanhado as manifestações e reuniões do Fórum. O objetivo da prefeitura sob a gestão Emanuel Pinheiro (MDB) é transferir a gestão da nova unidade para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP).

Em nota o Fórum denuncia que o novo Hospital está sob ameaça de privatização porque a ECSP, apesar de pública possui direito privado. Segundo o Fórum essa empresa poderá terceirizar a contratação dos profissionais que atenderão na nova unidade de saúde o que inclui trabalhadores da limpeza até médicos e médicas, enfermeiros e enfermeiras.

O Fórum também questiona a intenção da gestão municipal, por meio da empresa de contratar terceirizados, sendo que o atual Pronto Socorro conta 1200 profissionais qualificados, grande parte concursada e que pode atuar na nova unidade.

O Conselho Regional De Enfermagem (COREN) em nota também criticou a tentativa da prefeitura de privatizar a gestão do novo hospital. No último dia 09 de novembro a proposta de transferência da gestão para a ECSP foi apresentada pela prefeitura ao Conselho Municipal de Saúde. O Conselho Regional de Psicologia (CRP) pediu vistas do processo para que haja mais tempo para o debate.

Bate Papo

Nesta sexta-feira (23.11) o Fórum Permanente de Saúde promoveu um bate papo com os servidores do atual Pronto Socorro. Entre os temas das conversas estavam: Por que nós os servidores atuais, não servimos para a nova estrutura? Por que depois de anos e anos dedicados a saúde pública os servidores de carreira serão descartados da estrutura da nova unidade? O que acontecerá com a carreira dos profissionais da saúde o município?

A agenda de mobilização do Fórum segue a todo vapor com a meta de conscientizar a população contra a terceirização da gestão daquele que será o maior hospital de Mato Grosso, com 315 leitos, sendo 40 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 64 para ala pediátrica.

De acordo com militantes do Fórum na próxima quarta-feira (28.11) haverá uma caminhada partindo do atual Pronto Socorro de Cuiabá, na Avenida General Vale, em direção à prefeitura de Cuiabá. A concentração será às 17h.

Assessoria de Imprensa

Deputado Federal Ságuas Moraes (PT-MT)