Saguas Moraes

Saguas-Plenario-DESTAQUE-2

O médico Ságuas Moraes Sousa, 54 anos, natural de Mineiros, Goiás, é casado com Joselina Moraes. É pai de Laís, João Lucas e Ana Clara.

Formou-se pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1988. Iniciou sua militância política no movimento estudantil, sendo presidente do Centro Acadêmico de Medicina.

No ano de 1989 prestou serviço militar, como 2º Tenente Médico no 5º BEC em Porto Velho (RO).

Nos anos de 1990 e 1991 fez especialização em Pediatria no Hospital Asa Sul de Brasília-DF, sendo na ocasião vice-presidente da Associação Brasiliense dos Médicos Residentes.

Mudou-se para o município de Juína em 1992, onde atuou como médico pediatra no Hospital Municipal e na iniciativa privada.

Em 1996, foi eleito prefeito de Juína pelo Partido dos Trabalhadores, recebendo vários títulos de destaque pela sua atuação nas áreas sociais.

Foi reeleito prefeito no de 2000. Recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor Governador Mário Covas, concedido pelo SEBRAE em 2001.

Afastou-se do mandato em abril de 2002 para concorrer e vencer a eleição de deputado estadual. Em 2006 foi reeleito deputado estadual.

Em maio de 2007 assumiu a Secretaria de Estado de Educação, onde permaneceu até março de 2010, quando se desincompatibilizou para disputar e vencer a eleição de deputado federal com 88.654 votos, sendo o quinto mais votado.

Ságuas assumiu novamente a Secretaria de Estado de Educação em 03 de novembro de 2011, permanecendo até 07 de outubro de 2013, quando reassumiu o mandato de deputado federal.

Nas Eleições de 2014 foi reeleito com 97. 858 votos para um segundo mandato na Câmara Federal, sendo o quarto mais votado no Estado de Mato Grosso.

Atualmente, na Câmara dos Deputados é membro titular da Comissão de Educação (CE), da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) e da Comissão Especial destinada a apreciar e proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215/2000), que trata da Demarcação de Terras Indígenas.

O deputado Ságuas Moraes também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, membro titular do Parlamento do MERCOSUL e suplente na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), e na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).